Ian SBF é diretor e roteirista, nascido no Rio de Janeiro, e há mais de dez anos se dedica a experimentar formatos e linguagens, criando conteúdo para as mais variadas telas.
Em 2010, criou seu primeiro canal no YouTube: “Anões em Chamas”. Em 2012, co-fundou e foi o diretor do canal “Porta dos Fundos”, que em menos de um ano se tornou o canal com mais inscritos do Brasil. E em 2017 lançou o canal de animação adulta “Sociedade da Virtude”, que passou a fazer parte do portfólio do Adult Swim e da MAX em toda a América Latina em 2023 e, desde então, vem fazendo grande sucesso no canal. Uma nova temporada está em desenvolvimento para o canal no momento.
No cinema, ele escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem “O Lobinho Nunca Mente” (2006), pelo qual ganhou seus primeiros prêmios: melhor diretor e melhor roteirista no Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).
Dirigiu e escreveu os longa-metragens "Entre Abelhas" (2014), Contrato Vitalício (2017), e "Ciclo" (2022), que estreou no Festival do Rio e fez parte da Seleção Oficial da Mostra de São Paulo no mesmo ano.
Ian também escreveu e dirigiu o longa de terror A Própria Carne, co-produzido em parceria com Jovem Nerd e Azaghal, que também assinam o roteiro. O filme tem estreia prevista nos cinemas para 2025.
Televisão
Na televisão, ele dirigiu séries e programas como "O Fantástico Mundo de Gregório" (Multishow), "O Grande Gonzalez" (Fox), "Borges" (Comedy Central), "Mal Me Quer" (Warner), dois episódios da segunda temporada de "De Volta aos 15" (Netflix), um episódio da segunda temporada de "5X Comédia" (Amazon). Foi diretor geral das duas temporadas de "Portugal Show" (Multishow) e de "Portátil" (Comedy Central), indicado ao Emmy Internacional 2017 na categoria de programa artístico. Ian também é o diretor geral da série "Cosme e Damião", com Rafael Portugal, disponível no Globoplay.
Como diretor de publicidade na O2 Filmes, Ian dirigiu campanhas premiadas. Entre elas está "Santander SX", que venceu o prêmio nacional de campanha integrada no Profissionais do Ano 2020. Outra campanha de destaque foi "FYS – Menos Açúcar, Menos Marketing", que lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor de Cena no Anuário do Clube da Criação em 2022. Também em 2022 na O2 Filmes, Ian criou, escreveu e dirigiu a série "Não Era Pra Ser Uma Comédia", que conquistou o prêmio Ciclope Latino.
Maria Monteiro é Produtora Executiva, seu principal foco e paixão engloba todos os aspectos da produção criativa, planejamento estratégico e gestão de processos.
Participou do Desenvolvimento do longa metragem "Malês" (2020), dirigido por Antonio Pitanga e produzido pela Tambellini Filmes, foi Line Producer do longa "Partiu América" (2022/Galeria Distribuidora), Produtora Executiva da Série "Os Parças"(2022/Formata/Globoplay) e Produtora Associada do longa documental "Neirud" (2023) Dirigido por Fernada Faya.